UM GOLE DE IDEIAS

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.: Um Gole De Ideias :. -> Dois anos no ar!

.: Alexandre Lopes :.
.: Fabrício Pacheco :.
.: Gleidson Quintella :.
.: Jonatan Bandeira :.
.: Lucas Ragazzi :.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

SOBRE A CEGUEIRA BRANCA DE SARAMAGO



Da minha própria verdade, do meu olhar perceptual, se faz esta análise: reparar o que há de representativo na cegueira branca de José Saramago, no livro cujo Nobel de Literatura conquistou em 1998, Ensaio Sobre a Cegueira. Uma obra maleável à essência do leitor.

***

Por que não uma cegueira convencional? Aquela que nos deixa fitando nada mais que o vazio, numa solidão visual amarga, numa escuridão à procura de porquês através de outros sentidos. Mas, Saramago trouxe algo original, tão repleto de sentidos quanto o todo da obra. Algo mais repleto de entrelinhas do que palavras.

Sim, a cegueira branca, ao contrário da convencional fita o infinito, pois nela não existe uma linha do horizonte para limitar o ponto da máxima acuidade visual. Esta cegueirassaramago é aproximar-se muito a algo e, no entanto ainda assim não conseguir ver. Ao contrário da tradicional cegueira negra, onde nada enxergamos porque estamos privados desta habilidade; tudo está oculto e incógnito como o universo - não sabemos se realmente ele existe em finitude ou em sua infinidade, enquanto não o transcorremos.

Mas de onde veio o simbolismo sobre a cegueira branca e qual o porquê dela?

É da ausência de cores que se faz o negro: é não estar, não ser. Contudo, a cor branca se faz de uma miscelânea de vidas, do multicolorido que se funde, transmutando-se em um só elemento. Nesta demasiada clareza, tudo existe, tudo está diante dos olhos, porém uma percepção débil não se faz pródiga sem que haja distinções.

No livro do Sassá (desculpem-me a intimidade, mas minha narração não resistiu), a humanidade sofre com este câncer, a cegueira branca. Esta pandemia se estende, se alastra sobre o homem num ensaio para abrirmos nossos olhos - míopes - perante as atitudes vãs que exercemos. Sobre as muletas que arrastamos como aleijados, reside um comodismo desmesurado onde o desrespeito faz-se dentro da normalidade: roubar, matar e destruir torna-se algo inevitável, desta feita fingimos não enxergar tais atrocidades para seguir nossas vidas - talvez realmente nem as enxergamos. Realizamos assim, “ações-inércia” (agir pela não-ação, ficar indiferente), iludidos com esta válvula de escape: como se deixássemos o mundo perecer não nos influenciasse em vida.

Portanto, trancendamos o olhar. Ver apenas, não basta. Pare! Reflita sobre, conheça! Tentemos reparar no que há/está em nosso redor.


6 comentários:

  1. Queria vir aqui retribuir a visita no Polaróides. Mas que belo texto, fiquei realmente encantado.
    Acho que acabei de encontrar mais um blog para minha leitura diária.
    Fiquei muito feliz pelo achado!

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar meu aplauso calado...
    Os cegos assim já fazem... quero coroar com propriedade o que realmente merece.

    Parabens mais uma vez pelo texto inquietante e desbravador!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, cara!
    Não li o livro, mas vi o filme. (você estava lá, por sinal. rs)
    Realmente inquietante, dava aflição cada vez que um personagem ficava cego...
    Enfim, meus parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro nem vi o filme, mas você foi muito feliz no texto. Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Essa mente não para de produzir, hein?! Um texto atrás do outro... Esse vc apelou bastante para a Física (inércia, espectros de luz; se é q não percebeu! rs) para falar sobre um tema intrigante... (ou foi propositalmente planejado rs). Muito bom...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olha, vê, enxerga, presta atenção...no que vc escreveu rsrs...seu texto merece aplaudos de pé, pois está divino reproduzindo um pouco do filme sendo misturado com a nossa realidade ou no que acreditamos em que ela seja...parabéns bjus

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário (dose)!

Related Posts with Thumbnails