UM GOLE DE IDEIAS

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.: Um Gole De Ideias :. -> Dois anos no ar!

.: Alexandre Lopes :.
.: Fabrício Pacheco :.
.: Gleidson Quintella :.
.: Jonatan Bandeira :.
.: Lucas Ragazzi :.

terça-feira, 24 de março de 2009

Letras vs. Preconceito


Já pararam pra pensar de onde vem este preconceito idiota de que homens não deveriam cursar Letras? Antes que se questionem o porquê desta pergunta, sim, eu faço Letras. Só porque ao invés de decorarmos a tabela periódica, decoramos poesias? Isso nos torna menos homens? Desafio então um professor de Química a conquistar uma mulher falando sobre o hidrogênio ou então recitando fórmulas ao pé do ouvido:
_Minha querida, quem dera eu tivesse a pedra filosofal para transformar este seu brinco de latão em lindas jóias de ouro através da alquimia... Bem, não é querendo me gabar, mas acho que o vencedor seria eu, com meus sonetos camonianos, com os belíssimos versos de Vinícius de Moraes ou com poesias escritas por algum poeta apaixonado.

Fazer Letras não é nenhuma vergonha! Perdoem-me se falo com eloquência, elocução; este é um dos males da profissão. Desculpa se escrevo corretamente em tempos que o internetês tem dominado. Chego até a pensar que deveria pedir perdão por saber ler, por não ser ignorante. A verdade é que o “mundo intelectual” é composto em sua maioria, por gente ligada de alguma forma a Letras: professores, escritores, jornalistas, cineastas, pessoas ligadas ao teatro etc. Senti uma pontinha de orgulho agora, fazer parte de um círculo de intelectuais não é para qualquer um! Quem sabe um dia eu chego lá?

Admito que talvez os homens que façam Letras tenham um pouco mais de sensibilidade do que os que não fazem, mas isto não faz com que sejam homens feminis, e sim, seres humanos melhores, mais compreensíveis, menos violentos. Por acaso sou menos homem por gostar de poesia ao invés de letras de funk? Não! E se fazer Letras fará com que um dia eu seja uma pequena fração do que foi Drummond, Bandeira ou Fernando Pessoa, que me perdoem os professores de Química, mas podem enfiar a tabela periódica goela abaixo, que eu prefiro mesmo é ficar com meu dicionário.

8 comentários:

  1. Todo tipo de preconceito é burro!
    Também vou fazer faculdade de letras e sempre gostei muito de posias e textos em geral.É claro que por muito tempo fui visto com olhos cerrados por muitas pessoas.
    É evidente que o homem que faz curso de letras ou filosofia é sim mais delicado que os demais e não existe mal algum nesse fato!E se for gay...Que seja.Não existe problema nisso...Ou existe?
    Não troco minhas poesias e meus romances por nada.Eles são a minha verdade!

    "(...)Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
    É a porção melhor que trago em mim agora
    É o que me faz viver

    Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
    Ser o verão no apogeu da primavera
    E só por ela ser(...)" (Super homem,a canção) Gilberto Gil.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que os homens que fazem Letras sofram tanta discriminação assim... Bom, pelo menos não tanto quanto os que fazem Dança! rs Mas isso é coisa de gente com mente pequena, que gosta de rotulações! Não seria muito relevante... se a maioria das pessoas não fossem assim! rs
    Bjs! Mary!

    ResponderExcluir
  3. Assim como todo preconceito é errado, toda unanimidade também leva ao abismo. Siga seu coração, sua aptidão estará lá dentro dele. Não se deixe penetrar por pessoas que tem apenas gostos diferentes que o teu. Na verdade, elas apenas são ignorantes diante da verdade: pessoas têm gostos e talentos diferentes que não cabe a ninguém julgar certo ou errado.

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que um dia leria um texto sobre esse preconceito em específico. Esse texto na verdade vem pedindo para que você o escreva faz tempo...

    Infelizmente o pré-conceito está em nossa cultura com mais força do que imaginamos... Seja ele de qual espécie for... nenhum menos ou mais importante... Abaixo ao preconceito!

    Eu por exemplo sou muito preconceituoso... acho que todos que tem preconceito são ignorantes!

    Obrigado por ajudar a construir goles... que já são fundamentais a mim! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Acho q os homens q fazem letras são melhores em tudo,bjus gostei de seu poema. :)

    ResponderExcluir
  6. Causa própria, rs! Otimo o texto. Todo o preconceito é burro, sim! Mas o preconceito de quem tem preconceito tambem nao é nobre. Reciclagem é o que precisamos fazer sempre. Século XXI... A modernidade exigir isso!

    ResponderExcluir
  7. Certamente esse preconceito com os homens que fazem Letras é coisa de gente medíocre. Tanto que isso não acontece na mesma proporção nas cidades pequenas como a nossa e em grandes centros urbanos. As grandes universidade são cheias de professores (homens) de Letras, respeitadíssimos, independente de sua opção sexual. E a maioria deles é homem que gosta de mulher. Vejam os grandes nomes da nossa literatura, Machado, Drummond, Vinícius, então, nem se fala, todos homens e com fama de... humm, como dizer sem ofender os mestres? corações inquietos. Isso. Viveram amores, cada um a seu tempo, mas todos viveram. Prova de que a sensibilidade dos homens das Letras não só não compromete sua masculinidade como, concordando com o Lucas, exerce, sim, algum tipo de fascínio sobre as mulheres...
    Ah, se todos os homens fizessem Letras... que maravilha viver!

    ResponderExcluir
  8. Amei ficou ótimo !!!!
    Quase que presenciei uma cena de preconceito contra um professor de letras!!rs
    Obs.: Lucas entendi!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário (dose)!

Related Posts with Thumbnails