UM GOLE DE IDEIAS

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.: Um Gole De Ideias :. -> Dois anos no ar!

.: Alexandre Lopes :.
.: Fabrício Pacheco :.
.: Gleidson Quintella :.
.: Jonatan Bandeira :.
.: Lucas Ragazzi :.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O HOMEM NÃO É DEUS?!


“Não se discute com o ignorante”. Mesmo um analfabeto, que infelizmente não lerá este gole, tem este dizer como um norteador da sua inteligência emocional. Este é o décimo terceiro mandamento - não que a origem mítica dos outros doze seja de procedência certa. Seguindo esse princípio, o professor Dr. Nonel gostaria de obter seu autocontrole. Entretanto, o ateu convicto sempre perdeu tempo discutindo com os seus amigos alienados: as pedagogas pseudo-beatas, os teólogos-por-não -vocação e alguns amigos da Filosofia - os que por medo dizem ter fé.

Certa vez, na monotonia de domingo agravada pela solteirice e a infertilidade, o professor resolveu ir à missa após corrigir algumas avaliações.

Chegado lá, ficou perdido na sequência dos ritos católicos. Tudo que pode constatar foi arrogância autocrática, além de muita ignorância e o revezamento de ordens (“podem se assentar/levantar”) de um padre que evitava o sono desconcertante dos fiéis. Ao final, já nervoso com tanta hipocrisia, foi abordado por uma velha senhora:

- Meu jovem, percebi que ficou apático durante o sermão. Anuía com a cabeça a todo instante, negando a "Palavra". Por acaso, não acreditaste em Deus?

- Você não entenderia, minha senhora. Prefiro continuar-me omisso.

- Acredita ou não?!

- Por que eu deveria acreditar nele?

- Perdoe-o, Deus! Como pode mencionar o Todo-Poderoso assim: “nele”?

- Senhora, infelizmente, não possuiste os pré-requisitos para me compreender. Vive na escuridão do conhecimento. Está presa na caverna e nem ao menos pode ver um sinal de luz em sua saída.

- Escuridão?! Está repreendido esse maligno que o usa. Está sendo usado pelo demônio!

- Viu, senhora!? Não falo das trevas quando me refiro à escuridão. Está alienada! Depois de tudo que a ciência demonstrou, comprovou... Muito do que a Igreja esconde foi revelado. Em pleno ano 10 ("sempre quis dizer isso, leitor"), a minha ciência ainda é desvalorizada desta forma.

- Deus tenha piedade da tua alma!

- Eu não tenho alma, tampouco a senhora! No máximo um espírito social! A ciência nos move... O que seria do homem sem ela? Definitivamente, não é "deus" quem alivia as dores da sua artrite, é o homem!

- O HOMEM NÃO É DEUS!

A discussão terminou sem consenso: a senhora desrespeitosamente se retirou. Sem comoção alguma, todos os argumentos sólidos do professor apenas levaram-na à repulsa e à pena daquela pobre alma. Como de costume, o professor retornou à sua casa, fracassando mais uma vez na pregação do seu “evangelho científico”. Logo, repetiu para si mesmo: “Professor, tenha mais autocontrole, só mais um pouco de autocontrole... Perdoe-na, pois ela não sabe o que faz”.

2 comentários:

  1. Estressadinhos esses personagens, hein?!
    Olha... gostei! Se tem ateo no meio eu já acho que a opinião tem mais realismo... eu e os meus preconceitos... não menos significantes que o das personagens deste gole, né?!

    O eruditismo do ateo e a fé cega da senhora são ótimos combustíveis para o preconceito. E ainda ouso dizer que são equivalentes neste aspecto.

    Gole que gera a reflexão é gole de verdade!

    BRAVO!

    Até!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ousaram tanto... Mas pode ser a fé certa ciência do desconhecido. Não que haja certeza em tudo que se diz, mas quem sabe essa não é uma maneira de Deus se mostrar: através das indagações sobre Ele. Bom texto, Jonatan.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário (dose)!

Related Posts with Thumbnails