UM GOLE DE IDEIAS

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.: Um Gole De Ideias :. -> Dois anos no ar!

.: Alexandre Lopes :.
.: Fabrício Pacheco :.
.: Gleidson Quintella :.
.: Jonatan Bandeira :.
.: Lucas Ragazzi :.

sábado, 3 de julho de 2010

A Copa do Mundo é Deles




O país do futebol, hoje, é um país de frustração, de vergonha, de decepcionados. Aprendemos desde cedo a gostar de futebol, a vibrar pelo futebol, a esperar a bola balançar a rede do adversário. Mesmo que de quatro em quatro anos, aprendemos a torcer pelo Brasil e jamais pensar em derrota.

O som da vuvuzela cessa; as chances do hexa, cessam. As pausas de duas horas em frente a televisão, cessam. Resta pouco de tudo que construímos desde o momento em que a Copa na África começou. E agora, Brasil? E agora, Seleção? Mostre sua cara de decepção. Mostre o refrão entoado desde os primórdios das Copas.

Os milhões que patrocinadores investiram em jogadores pareciam pouco para motivar a corrida pela classificação. Se dinheiro não era a razão, corresse pelos brasileiros que acreditavam na vitória. Corresse pela glória de segurar uma taça do Mundial. Corresse pelo amor comprado pela pátria. Corresse...

Fica, somente, a ideia de que Seleção está guardando algo de impressionante para a Copa de 2014, no Brasil. Enquanto esse Hexa não vem, vale a pena esperar um show de futebol em um Mundial nos limites de nossa fronteira.

3 comentários:

  1. Verdade é que estamos ficando craque no discurso de perdedor! "Não foi dessa vez"; "Futebol é assim mesmo". Aí... volta a valer o discurso pós convocação "Ele devia ter levado fulano..." Ai, ai! Como é triste!

    O patriotismo também espera mais quatro anos... vamos ter eleições! Falou!? O patriotismo espara mais outros quatro anos, e não teremos vuvuzelas!

    E eu, que quase não sei nada de futebol sei muito de discurso de perdedor preparo o comentário pra um futuro texto... rs!

    ResponderExcluir
  2. Da mesma forma que ficamos tristes com a derrota de nossa Seleção, outros países também ficaram com a eliminação das suas respectivos seleções. Diria até que podemos ser menos egoísta e dar a chance a outros países de também dominarem o mundo da bola. Por que enquanto fazíamos tudo ao contrário e ganhávamos Copas, eles trabalharam para diminuir a desigualdade e agora estão descobrindo o lazer (o futebol).
    Acho até que podemos ficar mais 20 anos sem conquistar um título. Quem sabe assim possamos olhar mais para nossas crianças que passam fome, ou quem sabe prestar menos a atenção no gol e avaliar melhor nossos votos.
    Somos tão tolos e nos rebaixamos tanto que falamos que nossa única alegria é quando a bola está rolando. E o resto? Só produzimos futebol? Só sabemos jogar bola?
    Sei não, acho que não seria ruim mais uns 20 anos de jejum!

    ResponderExcluir
  3. Boa, Xandy... Vc mergulhou firme na paixão brasileira. Quem ve/le, sim, até pensa que vc ficou descepcionado... e que o Gole... defende a causa-hexa. rs

    Parabéns, vc me cativou... e realmente fiquei desolado com a derrota - ainda que com o meu pé atras.

    Mas sempre pensava(penso, aliás) nas desigualdes ocultas do futebol... e na mítica mistura preto-branco que a FIFA tanto esbanjava nas suas transmissoes. A verdade é que o fim do Apartheid ainda anda por aê sendo literalmente "para inglês ver", ou melhor, para o mundo ver.

    A causa ainda nao está ganha... E continua o jogo: será que o precoceito... e o racismo... e a desigualdade social... serão vencidos nessa copa do mundo?

    ----
    Voltando para o Brasil...
    Não temos muito.. só o futebol. E a Alemanha, Holanda e Espanha (eliminadas: Itália, França, Inglaterra...)...

    Será q alguém lá assiste a copa lá? Claro qye assistem, mas na falta de futebol... eles ainda tem um país desenvolvido envoltos de paixões e cultura.

    Ótimo gole... e Júlio Cezar ilustrou muito bem os nossos gloriosos inglórios.

    -----
    PS: Faltou Neimar! rs

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário (dose)!

Related Posts with Thumbnails