UM GOLE DE IDEIAS

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.: Um Gole De Ideias :. -> Dois anos no ar!

.: Alexandre Lopes :.
.: Fabrício Pacheco :.
.: Gleidson Quintella :.
.: Jonatan Bandeira :.
.: Lucas Ragazzi :.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A CRISE DOS JORNALEIROS


As minhas dívidas me sufocam, como isso é angustiante. Preciso encomendar mais manuais da angústia para enfrentar a vida. Não aguento tanta pressão familiar: meu filho querendo comprar seu novo brinquedo, minha esposa querendo dinheiro para o cabeleireiro e minha mãe uma geladeira nova. Também tenho direito de desejar: eu quero um emprego que renda algum dinheiro, pois nunca na história desse país, os jornaleiros enfrentaram uma crise tão assoladora.


Fato é que muitos abandonaram as bancas de jornal para acessarem os sites de notícias das grandes potências da comunicação brasileira. Além disso, as pessoas não compram mais suas revistas comigo, pois realizam assinaturas anuais pela internet por preços bem mais favoráveis a longo prazo.

Ao contrário de qualquer jornalista, que se envaideceria com qualquer furo de reportagem, a inconstância de alguns acontecimentos me empobrecem: a derrota dos times de maiores torcidas do Brasil, Flamengo e Corinthians, vieram no mesmo ano para reduzindo as tiragens em mais de 75%. Ao menos as notícias polêmicas, mas nada surpreendentes, da quadrilha rubro-negra, o Império do Amor, trouxeram-me boas vendagens.


Outro acontecimento que vem ajudando a nossa classe é a parceria de Dunga com o Conselho Federal dos Jornaleiros. O mistério estratégico que técnico da Branca de Neve anda fazendo com relação a convocação dos seus jogadores para Copa da África do Sul, lançou dúvida: e o Neimar va,i ou não, para a seleção brasileira, gente? Também não sei, mas vou vendendo meus jornais enquanto isso.


O coração desse jornaleiro frustrado tem esperanças. Já ando até ganhando algum dinheiro com a venda das figurinhas da copa. Porém, o troca-troca muito comum do futebol (que diga o Fenômeno), se transfere para o mercado negro das figurinhas autocolantes, prejudicando-me muito. No mais, tenho boas expectativas com a copa do mundo. Muitos jornais serão vendidos para sabermos os resultados das frustrações e conquistas mundiais. Só me resta o Brasil não sair das oitavas de final.


Por fim, e a tal da Bolsa Cultura que não sai?! Presidente, por favor, vamos logo incentivar a leitura dos formadores de leitores! A educação brasileira precisa disso, os Jornaleiros mais ainda!

***

- Moço, três pacotinhos de figurinhas da copa, por favor.

- Dois reais e dez centavos, rapazinho.

- Toma aqui, moço. Obrigado! Você tem pra trocar?

- Sai daqui, moleque!!!

2 comentários:

  1. E o manual da angústia acaba sendo requisitado! rs... cada vez mais!

    O jornaleiro caiu de moda com os downloads também... mas um dia nós mesmos sairemos de moda. movimento natural de exclusão e, sobretudo, de evolução. Que aqui foi bem retratada!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Retomando textos dos outros, hein?! Desculpa, seu Jornaleiro. Eu mesmo me enquadro nesse muitos que "abandonaram as bancas de jornal para acessarem os sites de notícias". Mas não nos culpe, seu Jornaleiro. Coisa do mundo moderno. A tecnologia avança em detrimento das tradições. Só estou com pena do moleque, seu Jornaleiro. Bom texto, Jonatan...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário (dose)!

Related Posts with Thumbnails